Conheça o norte de Portugal

Quando comecei a planejar a viagem durante um mês por Portugal, muitos me falaram: nossa, vai poder conhecer o país todo! De fato, se quisesse só dar check, poderia ter feito muitas cidades, mas como preferimos fazer de uma forma mais tranquila, tive que fazer escolhas, é um país pequeno, mas é MUITO RICO.


Sendo assim, de cara, cortamos o sul do país: não era a época ideal para essa região, que bomba no verão, e quero voltar para conhecer as praias portuguesas.


Selecionamos o que conhecer no Norte – deixei de fora cidades e regiões que queria muito ir (como a Serra da Estrela), mas é um ótimo motivo para voltar.


Voltando da Madeira, passamos apenas uma noite em Lisboa e fomos para essa segunda etapa, o Norte.


Fizemos da seguinte forma:

Saímos de Lisboa de carro super cedinho. Fomos direto até Coimbra. A estrada é ótima e indico demais fazer da forma que fizemos.

Coimbra é uma graça! Com um dia você consegue conhecer bastante coisa. Fomos direto para a Universidade de Coimbra, o símbolo da cidade. Além de sua importância acadêmica até hoje, essa que é a mais antiga universidade de Portugal, tem um conjunto arquitetônico único e lindo! O destaque fica, claro, na bela biblioteca.




Compramos o ingresso que dava direito ao paço das escolas, ou paço real (afinal, ali já foi a primeira capital do reino Português), sala dos capelos, sala das armas e, claro, a Capela de São Miguel e a biblioteca Joanina. A visita toda dura por volta de 01h, um pouco mais se quiserem tirar mais fotos. De lá fomos para cidade baixa e passeamos um pouco a pé.


Escolhemos não almoçar mesmo, já que ainda teríamos mais uma cidade a ser visitada antes de chegarmos ao nosso destino final. Tinha uma dica para irmos no Zé Manel dos Ossos, que quero ir da próxima vez. Resolvemos tomar um café e a escolha foi o Café Santa Cruz, local histórico e bem turístico, na praça 8 de maio. Vale a paradinha! Peça o doce tradicional.


De Coimbra, partimos para Braga – por conta do tempo, conseguimos ir apenas até o complexo de Bom Jesus do Monte. INCRÍVEL. Um dos atrativos mais legais que fomos na viagem, tire pelo menos 01h30 para visitar. Lindo, bem conservado, com missas realizadas diariamente, é muito legal!


Depois, estrada novamente: Guimarães... que cidade apaixonante! Chegamos a noite, nos hospedamos no centro histórico, no EMAJ Boutique hotel, e saímos para jantar e uns drinks. A cidade ainda estava com a decoração de natal, que fez toda a diferença: aquela cidadezinha medieval, bem conservada, limpa, com a decoração de natal ficou ainda mais mágica! E super frio, afinal está localizada em uma área bemmm ao norte do país.



norte de portugal i do brazil


Ficamos apenas 01 noite por lá, que poderia tranquilamente ter sido duas. No dia seguinte, acordamos cedo e rodamos tudo a pé: Castelo de Guimarães, Paço dos Duques de Bragança, Igreja de Nossa Senhora das Oliveiras, além de caminhar pela cidade, entrar nas lojinhas, visitar a feira de antiguidades...que delícia! Terminamos com um almoço na Taberna trovador, que precisa de reserva prévia (ele é micro!)


A viagem pelo Norte seguiu para a região do vale do Douro – mas essa parte da viagem merece e vai ter um post só dela, é bem incrível! 🥰


Posts Recentes
Arquivos